top of page

FENÓMENOS QUE OCORREM NO SISTEMA DIGESTIVO

Ingestão: é o ato de introduzir os alimentos na boca.

Digestão: é o conjunto de processos físicos e químicos que têm como objectivo a simplificação de macromoléculas em micromoléculas que são absorvidas para a corrente sanguínea e linfática. A digestão e mecânica e física.

Digestão mecânica - divisão física ou fragmentação dos alimentos.

Digestão química - desdobramento, por ação das enzimas digestivas, de moléculas grandes e complexas em moléculas pequenas e mais simples.

Absorção: passagem dos nutrientes simples (após a digestão) para o meio interno.

Defecação: eliminação para o meio externo das tóxicas ou não digeridas, através das fezes.

ENZIMAS DIGESTIVAS

As enzimas são proteínas com propriedades especiais, cuja função é quebrar as ligações químicas entre as moléculas constituintes dos alimentos auxiliando no desdobramento de nutrientes complexos em mais simples de forma a que possam ser absorvidos pelo organismo e intervêm na digestão química. 

PROPRIEDADES DAS ENZIMAS:

- São biocataliazadoras: são orgânicas e aceleram as reações de digestão e não se gastam. 

- Cada enzima é específica de uma substância - o substrato. Funcionam como modelo chave-fechadura. 

- São sensíveis ao:

pH do meio onde atuam - uma enzima preparada para atuar em pH neutro só funciona neste meio; quando o meio se altera, a enzima é destruída. Cada enzima tem um pH ótimo de atuação no qual, a sua atividade é máxima. 

pH da boca - neutro

pH do estômago - ácido

pH dos intestinos - básico

temperatura - a temperaturas muito baixas as enzimas ficam inativas e a temperaturas muito elevadas são destruídas (o aumento da temperatura provoca maior agitação das moléculas e a maior possibilidade de se chocarem para reagir). Existe uma temperatura ótima, na qual a velocidade de reação enzimática é máxima - temperatura normal do nosso corpo (36,5 C).

bottom of page