top of page

RELATÓRIO DE FILME

                  Durante as lições 29, 30 e 31 assistimos em aula ao filme ‘Super Size Me’.

                  Este filme trata-se de um documentário, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, que serve de cobaia a uma experiência: durante 30 dias ele segue uma dieta rigorosa de apenas artigos exclusivamente do McDonald’s.

                  O filme inicia com dados sobre a obesidade na América, em que mais de metade da população sofre deste problema. A Organização Mundial de Saúde declarou a obesidade como uma epidemia global. Nos Estados Unidos, na lista de causas de mortes evitáveis, logo a seguir ao tabagismo vem a obesidade.

                  Duas adolescentes chegaram mesmo a processar o McDonald’s por considerarem psicologicamente viciante, mas sem sucesso. O McDonald’s é a maior empresa de fast food no ramo e no filme é ainda referido o facto de que, sempre que possível, incentiva ao consumo menus extra grandes (Super Size) que é muito maior do que o considerado saudável.

Com esta experiência Morgan queria levar as pessoas a refletirem sobre os efeitos que este estilo de vida tem na saúde.

No início do filme, Morgan submete-se a vários exames médicos e inicia a experiência em perfeitas condições físicas, com um peso de 84 kg e durante a experiência é acompanhado periodicamente por um gastroenterologista, um médico de clínica geral, uma nutricionista, um cardiologista e por um preparador físico. Todos os médicos consideravam que esta dieta era muito perigosa e poderia trazer consequências na sua saúde para o resto da sua vida.

Durante a sua super-dieta de 30 dias, Morgan tinha de seguir algumas regras:

  • comer pelo menos três refeições de McDonald’s por dia;

  • ao longo do mês tinha de experimentar todos os produtos;

  • só podia ingerir itens do menu;

  • tinha de aceitar sempre que lhe era oferecido o meu ‘Super-Size’ ou outro tipo de promoções;

  • tinha de caminhar cerca de 5000 passos por dia.

                  Ao segundo dia, Morgan come pela primeira vez o menu ‘Super Size’, que lhe leva mais de uma hora a comer, acabando por vomitar.

                  Ao longo do documentário, Morgan vai entrevistando vários Americanos, que acabam por admitir que incluem várias vezes refeições do McDonald’s na sua dieta.

                  Ao fim de uma semana, Morgan já tinha engordado 4 kg, um aumento de peso tão rápido que nem os médicos estavam á espera. Ao nono dia começou a ficar afetado psicologicamente, a sentir-se deprimido e com dores de cabeça.

                  Durante a experiência, Morgan visitou McDonald’s em vários estados da América. Texas é o estado ‘mais gordo’. Verificou também que a alimentação é um problema na maioria das escolas, onde servem comida muito calórica, enlatada e pouco saudável.

                  Ao fim do 18º dia, Morgan já tinha atingido 91kg e apresentava problemas de hipertensão, sendo que teve uma crise ao 21º dia, acordou sem conseguir respirar e com estranhas palpitações. Foi aconselhado por todos os médicos a parar imediatamente com a dieta para evitar complicações mais graves, mas ele decide continuar até ao fim.

                  No final da experiência, realizou a última experiência e pesava 95 kg, para além dos graves problemas que desenvolvera desde a circulação sanguínea, níveis de ácido úrico, elevado colestrol e problemas de fígado. Ao fim deste documentário, o McDonald’s acabou com o tamanho ‘Super Size’.

bottom of page