

CIÊNCIAS NATURAIS | 9ºANO
3. Morfologia do coração
Coração- Localiza-se na cavidade torácica, parte central, entre os pulmões, ligeiramente inclinado para o lado esquerdo e está protegido pelo esterno. O seu tamanho é aproximadamente um pulso fechado.
É constituído por três camadas (parede do coração):
Endocárdio que reveste a parte interna do coração;
Miocárdio, camada mais espessa irrigada por numerosos vasos sanguíneos, dos quais fazem parte as coronárias(vasos que dão "vida" ao coração). Fisiologicamente as células do miocárdio são contínuas permitindo a passagem dos estímulos cardíacos.
Pericárdio (dupla membrana), camada mais externa.
Estes vasos sanguíneos são as coronárias, as que "alimentam" as células cardíacas.
O seu interior está dividido em 4 cavidades:
Aurículas (direita e esquerda) - cavidades superiores, mais pequenas que as inferiores
Ventrículos (direito e esquerdo) - cavidades inferiores são os ventrículos.
A separar as aurículas dos ventrículos existem as válvulas. Do lado direito a válvula chama-se tricúspide e a do lado esquerdo a bicúspide ou mitral.
A dividir o lado direito e esquerdo do coração encontra o septo intraventicular. Esta estrutura tem como função separar o sangue venoso, que circula no lado direito do sangue arterial, que circula no lado esquerdo.
O sangue arterial transporta sangue rico em oxigénio e o sangue venoso transporta sangue rico em dióxido de carbono.
As aurículas comunicam sempre com as veias e os ventrículos com as artérias:
- No lado direito a aurícula comunica com as veias cavas superior (trás o sangue da parte superior de todo o corpo) e inferior (trás o sangue da parte inferior do corpo).
- No lado esquerdo a aurícula comunica com a veias pulmonares que se ramificam em direita e esquerda para levar o sangue ao pulmão direito e esquerdo.
- No lado direito o ventrículo comunica com a artéria pulmonar através da válvula semilunar direita.
- No lado esquerdo o ventrículo comunica com a artéria aorta (que leva o sangue a todas as partes do corpo) através da válvula semilunar esquerda.